Os sonhos - uma vida pulsante dentro de nós!
- Ana Paula Pedroso Salvador
- 19 de jan. de 2024
- 1 min de leitura

Os sonhos são comunicações de nosso inconsciente com nossa mente consciente. Somos muito mais irracionais e comandados por esse inconsciente do que imaginamos e gostaríamos de reconhecer! Afinal vivemos numa cultura que enaltece o controle. Construir um eu saudável não significa querer tocar esse inconsciente dentro de nós afim de doma-lo, ou fazer da nossa vida consciente perfeita, mas sim aprendermos através dele a reconhecer partes nossas rejeitadas e ampliar a nossa compreensão de nós mesmos, de nossas atitudes, pensamentos e conflitos.
Por isso é importante que possamos ter um relacionamento com nossos sonhos e isso começa ao prestarmos atenção aos conteúdos que chegam por sonhos, prestar atenção aos sentimentos e sensações experimentados nesses sonhos, eles nos contarão muito sobre o que estamos vivendo emocionalmente no nosso dia a dia.
Esse relacionamento com os nossos sonhos é uma parte de um relacionamento que temos que construir conosco, as pessoas que mais crescem interiormente em termos de maturidade e força interior são as que tem bons relacionamentos consigo mesmas.
E para isso é importante não ignorarmos nossos sentimentos, diminuir nossa vontade viver tocando a vida sem querer ver verdades mais profundas em nós, essa postura é sempre fruto de defesas que construímos, elas parecem nos deixar longe do sofrer, mas que só pioram o nosso distanciamento de nós mesmos.
Quando nos deixamos levar por um viver que aliena, podemos em algum momento da vida nos sentir longe de quem somos, e muitas vezes acometidos por vazios, sentimentos de depressivos e outros sofrimentos de não termos desenvolvido boas formas de nos relacionarmos com os nossos sentimentos e conflitos.