Entendendo melhor o seu Ego
- Ana Paula Pedroso Salvador
- 23 de fev. de 2024
- 1 min de leitura

No senso comum fala-se do ego como inimigo, algo a ser superado, combatido.
Mas essa é uma ideia equivocada.
Nosso ego é um centro organizador, o comandante da nossa consciência.
O que ocorre é que ele é sempre norteado pelos valores que internalizamos. Nossa tarefa é o questionamento do que o guia, do que foi aprendido.
Na cultura que estamos imersos, os valores de competição e o aprendizado sobre o que é o nosso senso de importância nos roubam a capacidade de escutar outras instâncias que nos habitam, nosso trabalho enquanto seres humanos está na abertura ao novo e o mistério, em tocar os aspectos do sagrado no viver e quem nos conduz nessa dança da vida é o nosso Self.
Ele o Self, enquanto energia de vida pura, está sempre disponível em nós, é o nosso olhar de sapiência que sempre espreita e só precisa de espaço para emergir.
Aberto esse caminho ao Self em nós, experimentamos novas percepções, transcendemos o nosso olhar para além das necessidades de individualidade, mas sem nunca descartarmos o indivíduo que somos.
O que guia hoje o seu ego? Nesse emaranhado de coisas que nos chegam, nosso dever é o discernir, fazendo com que esse centro organizador da nossa consciência seja mais flexível e permeável a todas as nossas partes e a outras ideias de vida.